Finalidade

Com o objetivo da implementação crescente das energias renováveis e novas tecnologias nas empresas, nasce um novo apoio de Descarbonização para empresas de todo o território nacional, de qualquer dimensão ou forma jurídica, do setor da indústria.

Incentivo e beneficiários

As empresas elegíveis, ou seja, indústrias extrativas e transformadoras, poderão beneficiar, a fundo perdido, da instalação de sistemas fotovoltaicos, equipamentos para produção de calor e/ou frio, adaptação de equipamentos para utilização de combustíveis renováveis e instalação de sistemas de armazenamento de energia renovável, por exemplo.

Entre as medidas elegíveis constam também a substituição de equipamentos que recorram a combustíveis fósseis, a aposta em soluções digitais através de tecnologia inteligente, otimização de motores, turbinas, sistemas de bombagem, otimização de sistemas de ar comprimido, substituição e/ou alteração de fornos, substituição de sistemas de iluminação por soluções mais eficientes, entre outros.

Candidaturas

Foram prorrogadas até 17 de fevereiro de 2023 (disponíveis desde 4 de novembro de 2022) as candidaturas ao apoio ao investimento na Descarbonização da Indústria.

A taxa de financiamento irá variar consoante a localização do investimento e a dimensão da empresa, por exemplo, indo até um teto máximo de 85% e 200 mil euros por empresa e por projeto.

Como podemos ajudar?

A nossa equipa técnica, certificada pela DGEG, dimensiona o seu sistema fotovoltaico com equipamentos certificados e de qualidade, tratando do processo desde o início até à submissão da candidatura.

Saiba já se é elegível!

    * Campos de preenchimento obrigatório