São 122 milhões de euros que se destinam a auxiliar PME’s industriais no processo de descarbonização, através da instalação de painéis fotovoltaicos. Este é um reforço do investimento proposto na reprogramação do Plano de Recuperação e Resiliência, permitindo que seja lançado um novo aviso.

O secretário de Estado do Planeamento reforça “É um reforço de ambição e, por isso, à partida, nos mesmos termos que o novo concurso será lançado.” Prevê-se, então, que a proposta da reprogramação do PRR seja entregue no final de abril, sendo que a Comissão Europeia necessita de mais três meses para aprovação do exercício.

Mediante o documento colocado em consulta pública, os 122 milhões de euros adicionais são destinados a PME industriais e a “projetos simplificados de descarbonização da indústria com apoio até 200 mil euros por empresa única, durante um período de três anos”.

Recorde-se que o primeiro concurso, fechado em julho de 2022, obteve 245 candidaturas, sendo a maioria grandes empresas. O segundo aviso foi lançado e recebeu 1.424 candidaturas, com um investimento elegível de 179 milhões. Estes pagamentos já começaram a ser feitos na última semana de março, tendo atingido já os 6,6 milhões de euros.

Não estava prevista a abertura de mais avisos e a doação já se encontrava esgotada, no entanto, considerando a adesão, Eduardo Pinheiro afirma que será lançado um novo.

Insira os seus dados abaixo e seja notificado no momento de abertura do aviso.

    * Campos de preenchimento obrigatório